CIRCULAÇÃO
COMERCIALIZAÇÃO
DIFUSÃO
INSERÇÃO
O QUE VOCÊ TERÁ NESSE CURSO
O curso parte dos campos transdisciplinares de investigação e atuação dos Mecanismos de Legitimidade do Sistema da Arte Contemporânea.
Em cada encontro, trataremos de temas pertinentes às áreas de circulação, comercialização, crítica, difusão e inserção de obras de arte, assim como narrativas e discursos críticos atuais: fenômenos recentes que mudaram os paradigmas de funcionamento do sistema e definiram novos modos de comportamento para os agentes que compõem esse tabuleiro.
O objetivo é tornar os mecanismos pelos quais funcionam conceitos e agentes mais evidentes e acessíveis. Para isso, usaremos apresentações dinâmicas que percorrem:
→ eixos históricos;
→ análises de obras de artes;
→ crítica institucional.
Esse curso te ajudará a entender os fluxos e dinâmicas atuais da arte contemporânea. Em 4 aulas, você irá compreender como o campo atual da arte é movido por diversos agentes que, em conjunto, definem os contornos daquilo que nos é apresentado como arte.
quando?
acesso por 01 ano
pra ver quando quiser
encontros gravados
04 aulas,
cada aula liberada 1x por semana
para quem?
artistas, curadores, produtores de arte, pesquisadores, educadores, gestores e demais interessados no campo profissional das artes visuais contemporâneas.
inscrições abertas!
como funciona?
[aulas gravadas]
AULA 01
I.
Mapa visual de Sistemas de Arte:
Agentes, espaços e posições; a figura do artista como diretor/curador/agenciador/produtor/pesquisador, etc; a popularização da arte e o fluxo de informação atual; os territórios de disputas nas situações do campo.
Acordos Tácitos:
O modo como são estruturadas as relações de trabalho no sistema de arte, principalmente entre artistas, curadores e galerias. A figura do colecionador que ganhou bastante evidência e protagonismo nos últimos anos.
4 AULAS
encontros online
vagas limitadas
cada módulo é ilustrado por
trabalhos artísticos que mostram
como é a lógica/funcionamento
do sistema da arte
AULA 02
II.
Mercado x Instituição:
Ainda é muito comum ouvirmos posicionamentos e impressões sobre o sistema de arte que o dividem em dois âmbitos distintos, sendo um comercial e outro institucional. No entanto, em um sistema cada vez mais regulado pelo mercado, essas fronteiras estão cada vez mais borradas, não sendo possível separar uma coisa da outra.
AULA 03
III.
Popularização da Arte e o Risco das Tendências:
O contexto mercadológico dos últimos anos é marcado pelo grande volume de feiras internacionais e pela disseminação de imagens nas redes sociais (movimento que se intensificou a partir da pandemia de Covid-19). Se por um lado temos uma grande popularização da arte contemporânea através destes adventos, por outro passamos a lidar com um meio de informações massificadas e com tendências que escoam com grande facilidade pela internet.
AULA 04
IV.
Bordas do sistema:
Circulação e conexão de redes que mantém uma independência. Lógicas de funcionamento: o decolonial como agenda de programação e convites; legitimidade de artistas; implicações mercadológicas; novos fluxos, novas entradas; outras saídas.
inscrições abertas!
R$ 595 em até 12x
vagas limitadas!